3 dicas para comprar tendências sem se arrepender

20.3.17

Oi genthiii! Você já comprou aquela roupitha Bapho no auge de uma tendência, e quando chegou em casa, não soube como usar e se arrependeu horrores? E ainda se perguntou porque eu comprei isso? Se a resposta foi SIM!! Senta aí, pois você está no blog certo! #tamojunto amiga! Eu super entendo a tua dor... já fiz muito disso🙈🙈! E é por isso que separei três dicas infalíveis para você comprar tendências sem se arrepender depois.


Na verdade antes das dicas temos que entender por que compramos tendências às vezes sem nem precisar? Ainda mais quando já temos uma porção de peças considerável no nosso guarda-roupa? E o nosso estilo onde fica nesta história? Bom as respostas são simples e ao mesmo tempo complexas, e necessitam reflexão. A resposta mais óbvia é que compramos pelo desejo do novo. Pode ser também por status, para se sentir aceito por determinado grupo, compramos para "ter" e "ser" algo que idealizamos ou que a mídia nos diz que é legal. E também compramos por impulso (quem nunca?!😂). Estas são respostas bem gerais e alguns dos motivos conscientes e inconscientes que proporcionam o arrependimento após a compra.

 Um exemplo comum de arrependimento após a compra é: vamos dizer que você tenha um jantar para comemorar o aniversário de um amigo querido, e você compra aquela brusinha maravilhosa de paetê, que esta super em alta. E inclusive a vendedora da loja te disse que você ficou linda, que a peça é a sua cara! E mais, que a loja está vendendo H-O-R-R-O-R-E-S! E se você não levar uma blusa, com certeza não vai ter mais depois. E no fim é óbvio que você leva a "bendita" para casa.  Chega o dia do seu jantar, e no momento de se vestir acontece duas coisas (in)esperadas, primeira você não se sente segura com as combinações da blusa associadas com suas peças do roupeiro, segundo por já estar insegura pelo o primeiro motivo, você fica imaginando como serão os looks dos outros convidados... Será que se você for com a blusa vão te achar estranha? Será que não esta muito chamativa? E muitas outras perguntas acabam vindo em sua mente, e o resultado final é: você não vai com a blusa! Ou se vai, fica desconfiada se as pessoas estão te olhando estranho ou não... Vai dizer que não é assim? Este exemplo que mencionei já aconteceu contigo?

Comigo já aconteceu algumas vezes. Quando me converti a minha forma de comprar mudou, aprendi que nós cristãos devemos ter cautela com tendências de moda e o consumo desacelerado. E assimilei esta verdade de uma maneira radical, achava que comprar era algo errado. Comecei usar somente as roupas que eu já tinha e as roupas que minha mãe me dava. Por um bom tempo vivi assim até que casei. E claro minha mãe parou de me bancar hehehe. Aí tive que ir para as lojas, não fui daquelas que saiu comprando tudo que via na frente, ao contrário ainda tinha medo e comprava peças sem muita identidade própria. Ou seja continuei comprando errado!

E isso me incomodava, até que encontrei uma revista de moda e vi muitas peças lindas que eram tendências da época e que eu podia usar. E o melhor que estavam de acordo com os meus princípios! Foi neste momento que entendi que podia comprar roupas conforme as tendências DESDE QUE elas estivessem de acordo com meu estilo e princípios cristãos.

Foi ali através de uma revista que descobri a minha vocação para moda, e que podia ajudar outras pessoas a ver a moda com outros olhos sendo possível adequá-la a nossa modéstia. Você pode comprar peças que tenham a sua identidade própria, não tem problema nenhum nisso. Acredito que o segredo para comprar tendências com sabedoria é, não seja incoerente consigo mesma.

Divido com vocês meus erros e acertos em relação a moda, modéstia entro outros temas da vida cristã, pois vejo como assuntos assim são pouco abordados. E existem muitas dúvidas sobre o assunto, não é mesmo? E este tema que estamos falando hoje é delicado! Muitos acham que falar de tendências de moda é pecado e comprar mais é errado ainda. Olha só o que uma escritora cristã chamada Ellen White diz sobre o assunto:

" Caso o mundo introduza uma moda modesta, conveniente e saudável no vestir, que esteja de acordo com a Bíblia, não mudará nossa relação para com Deus ou para com o mundo adotar tal estilo. Devem os cristãos seguir a Cristo e fazer suas roupas conformar-se com a Palavra de Deus. Devem evitar os extremos. Devem seguir humildemente um rumo certo, sem considerar os aplausos ou a censura, e apegar-se ao que é certo devido aos seus próprios méritos. Testimonies, vol. 1, págs. 458 e 459

Perceba que esta citação está super de acordo com I Timóteo 02:09 que diz "da mesma sorte, que as mulheres em traje descente, se ataviem com modéstia e BOM SENSO..." e o apóstolo Paulo complementa em Filipenses 04:08 " Finalmente irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo que é RESPEITÁVEL, tudo que é justo, tudo que é PURO, tudo o que é amável, tudo que é de BOA FAMA, se alguma virtude há e algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Poderíamos trocar a palavra pensamento por guarda-roupa? Acho que sim! Na verdade este texto pode ser aplicado a muitas dúvidas que temos sobre muitas coisas. E acredito ser muito esclarecedor quando pensamos em comprar tendências de moda.

Bom depois de todo este textão (espero que você esteja aí ainda! Hehehe), vamos finalmente para nossas três dicas para você comprar sem arrependimentos e com CONSCIÊNCIA.

1º Não leve tão a sério a opinião da vendedora: Algumas vendedoras usam todos os seus argumentos para te vender, afinal é o serviço delas. Tem a vendedora que instiga seu ego, que você pode estar com a roupa mais feia da loja, ela vai te dizer que você esta LINNDDAA (mesmo que você não esteja)! Tem a vendedora empolgada, que enquanto você esta no provador ela te trás todas as roupas da loja para você experimentar. Também tem a vendedora desesperada, que só falta chorar implorando que você leve aquela peça, afinal só falta aquele valor para ela alcançar suas metas e assim por diante... 
Te digo por experiência própria, acredite no seu tino, ninguém melhor do que você conhece seu corpo, e o que da certo para ele! Confie no seu bom gosto, aprenda a desenvolver um olhar sincero e racional na hora de experimentar, olhe se aquela peça, esconde o que você não gosta nos seu corpo, preste atenção no caimento, na modelagem se valoriza o seu biotipo. Claro, se precisar consulte a vendedora, afinal não podemos desprezar e nem menosprezar o trabalho das vendedoras, tem muitas profissionais excelentes que te dão dicas ótimas e que podem te ajudar a fazer uma compra MARA!


2º Esta de acordo com seu estilo e princípios? Como disse antes o maior segredo para aprender a comprar tendências sem arrependimentos é não ser incoerente consigo mesma. Você não precisa comprar um colete de pele só porque esta em alta. E se você acha a coisa mais estranha esta onda do metalizado, te digo, é ok! Você não precisa gostar de tudo. Compre somente aquilo que faz sentido e que realmente você gosta, que esteja de acordo com seu estilo pessoal, e claro com seus princípios.

3º Por quanto tempo você vai usar? Mesmo que você tenha seguido a dica acima, antes de efetuar a compra pense só mais um pouquinho... Por quanto tempo você vai estar in love por esta tendência? Seu dinheiro não é capim, certo? Não adianta nada comprar uma peça e depois que passou a febre ela ficar amontoada num cantinho do seu guarda-roupa. Compre aquela roupa que mesmo que ela nem seja mais lembrada você continue amando-a. E que use tanto até a peça criar vida própria, e que ela se torne uma fonte de referência ao descreverem você... " Ah conheço é a menina que usa_ _ _ _ ".


Gurias! Sei que hoje me passei no tamanho do texto 😅, mas precisava falar sobre o assunto... Vocês estão aí ainda🙈? Conseguiu ler tudinho? Gostou? Me conta o que tu acha sobre o assunto? Quer mais posts assim? Deixe seu comentário aqui em baixo para mim saber sua opinião.

Bjoks😘😘😘

Você também pode gostar de

0 comentários