Dia da Mulher Negra

25.7.16

Você sabia que hoje é o dia da mulher negra? Não? Pra dizer a verdade nem eu sabia, porém hoje é o nosso dia, talvez você se pergunte tá mais por quê ter o dia específico para a mulher negra? Então vamos aos fatos:

"Números recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 71% das mulheres negras estão em ocupações precárias e informais, contra 54% das mulheres brancas e 48% dos homens brancos. O salário médio da trabalhadora negra continua sendo a metade do salário da trabalhadora branca. Mesmo quando sua escolaridade é similar à escolaridade de uma mulher branca, a diferença salarial gira em torno de 40% a mais para esta." (Fonte http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2016/07/dia-da-mulher-negra-e-comemorado-em-todo-o-pais)

"O Brasil registrou, nos dez primeiros meses do ano passado, 63.090 denúncias de violência contra a mulher - o que corresponde a um relato a cada 7 minutos no País. Os dados são da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), a partir de balanço dos relatos recebidos pelo Ligue 180. Entre estes registros, quase metade (31.432 ou 49,82%) corresponde a denúncias de violência física e 58,55% foram relatos de violência contra mulheres negras." (Fonte: http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-tem-1-denuncia-de-violencia-contra-a-mulher-a-cada-7-minutos,10000019981)

"Apesar de corresponder a 53% dos brasileiros, a população negra ainda luta para eliminar desigualdades e discriminações. São cerca de 97 milhões de pessoas e, mesmo sendo a maioria, está sub-representada no Legislativo, Executivo, Judiciário, na mídia e em outras esferas. Em se tratando do gênero, o abismo é ainda maior. Apesar da baixa representatividade de Mulheres Negras na política e em cargos de Poder e de decisão, cada ascensão deve ser comemorada como reconhecimento." (fonte:http://www.palmares.gov.br/?p=38051)
Ser mulher é algo difícil, mas ser mulher e negra é muito mais,  falo por experiência própria, desde pequenas sofremos discriminações pelo nosso cabelo, traços faciais e cor da pele. E quando crescemos temos que provar que somos boas o suficiente para assumir grandes posições. 
Hoje devemos comemorar tanto os passos grandes e pequenos como assumir os nossos cabelos e ter um dia só nosso que temos desde 1992. 
Então desejo a todas amigas, irmãs, leitoras Feliz dia da mulher negra! Parabéns por não desistir de lutar por um país que tenha mais igualdade independente da cor, do sexo e da raça. Por sua força para conquistar seus sonhos e objetivos, que Deus abençoe cada um deles, tenha certeza que Ele te formou e tem um sonho maravilhoso, não só para você amiga negra, mas para todas nós mulheres. 


Bjoks

Você também pode gostar de

0 comentários