Um "detox" para a vida

14.9.17


Hoje vamos falar de um de detox fora do tradicional, pois não é sobre suco detox e muito menos de um spa de relaxamento para desintoxicar. O meu "detox" é bem diferente, na verdade é uma desintoxicação para a vida. Por isso ele é bem particular, pois trata-se de uma série de pequenas e grandes mudanças que tenho realizado para me redescobrir e me manter centrada num mundo cada vez mais caótico.

Todo início de ano, ao fazer minha listinha de metas, desejos e sonhos, deixo sempre um tópico bem especial que diz assim: "Deixar Deus me surpreender".  E é óbvio que, a cada ano, Deus me surpreende com algo que nunca imaginei. E o mais incrível é que são coisas que eu nunca pediria, mas que eu preciso, e que vêm sempre na hora certa e são muito mais especiais do que se eu mesma pedisse. Ano passado não foi diferente: fiz o mesmo pedido mas, no meio do ano, depois de muitos acontecimentos inesperados - bons e ruins -,  resolvi ceder e mudei as ordens de prioridades na minha listinha e disse que Ele estava liberado para realizar o que Ele quisesse. Eu disse que pararia de sonhar sozinha e dei carta branca para Deus realizar os sonhos d'Ele na minha vida. E não é que Deus ouviu a minha oração?!

É como se eu desse de presente um jogo de quebra-cabeça (no caso eu) novo, montadinho (com meus conceitos formados, dona do meu nariz!), e quando Deus recebeu o presente o que Ele fez? Desmontou, é óbvio, pois é isso que se faz quando se ganha um quebra-cabeça. E agora está remontando do jeito d'Ele.

Não tem sido muito fácil para mim me deixar ser moldada pelo Senhor, é algo que envolve renúncia, quebrar paradigmas, abnegar antigos hábitos. E parece que só agora estou entendendo a dimensão deste processo de desconstrução que estou vivendo. Consequentemente, só agora que entendi e poderei dividir com vocês alguns pontos desta mudança.

Meu detox

Resolvi dar este nome de detox porque quando você decide entrar em um programa de detox você fica geralmente de 7 a 15 dias se alimentando de sucos e hortaliças diversas para desintoxicar o seu organismo. No meu caso, estou substituindo velhos hábitos por novos hábitos saudáveis. Me restringindo de coisas que não fazem bem para mim e inserindo novas rotinas... enfim, uma série de atitudes quer sejam pequenas ou grandes que estou aderindo, substituindo e banindo do meu dia-a-dia afim de crescer espiritualmente, mentalmente e fisicamente. Um verdadeiro detox para a alma.


Entretenimento: "Os olhos são a janela da alma", já dizia minha vó, e é pura verdade! Faz tempo que não andava criteriosa com o que via. Novelas simplesmente bani. Filmes, hoje sou muito mais seletiva, evito suspenses com carnificina e mortes macabras, romances de "paixonite aguda", comédias de baixo calão e, principalmente, filmes fantasiosos. O que vou dizer é ridículo, mas me impressiono demais e, dependendo da cena, tenho pesadelos com os filmes kkkk. É sério! Para você ter noção, tive muitos pesadelos com aqueles "vampiros" do filme "Eu sou a Lenda". 

Música a mesma coisa, estou mais seletiva. Deixei de ouvir músicas comuns de rádio, pois me sentia mais hiperativa e inquieta. E não pense que foi só com músicas comuns, até as músicas gospel, as que mexiam com emocional, repetitivas e com toque pesado, substituí por músicas que me acalmam e me aproximam de Deus pela melodia e a letra.

Redes sociais: Depois daquele post das "vidas perfeitas", percebi que quem eu mais seguia nas redes sociais era gente pública com vida "perfeita" e que não tinha nada a ver comigo. E quando digo "nada a ver comigo" quero dizer com estilo de vida totalmente diferente do meu, com aquele toque de "perfeição" ao qual eu não me encaixo. E que não se encaixa com o estilo de vida que quero levar. De 900 e poucas, quase 1.000 perfis de posts engraçados, influencers, blogueiras, marcas e post de inspiração consegui diminuir para 622. Foi difícil para caramba. 


Várias vezes tentei me convencer de que era algo desnecessário e que não me influenciava em nada... afinal, tinha muita gente que sigo há tempos. Mas eu consegui me desapegar e foi libertador. Meu Instagram está mais leve, vejo mais os posts dos meus amigos, estou menos tempo no celular, sigo mais pessoas reais, e as blogueiras que ficaram realmente ficaram pelo conteúdo que se destaca, que buscam falar das suas realidades, não escondem os abrolhos do caminho. Reduzi também os canais do Youtube, inclusive alguns canais gospel que, para mim, não acrescentavam grande coisa.

Alimentação: Eita! kkkkk. Se tem algo que está mudando em passos de formiguinha é a alimentação, estou tentando desde de o ano passado... Confesso que às vezes regrido em vez de progredir, mas não desisti. Como dizem aqui no sul: "Não tá morto quem luta e quem peleia"! Faço exercício só no verão? Faço kkkk! A ursa véia aqui fica sonolenta e sem nenhuma disposição para se exercitar no inverno, mas de vez em quando (leia-se, quando tá calor kkkk! Até que neste inverno teve bastantes dias quentes, não posso reclamar!) estou pedalando, já me preparando para os próximos dias voltar a me exercitar com mais frequência. 

E no que se refere à alimentação, tô comendo arroz integral! Palmas para mim. Odiava arroz integral, mas era uma meta antiga comer menos produtos brancos (como farinha, arroz, pão...). No início do ano comecei comendo pão preto, e sempre que posso como; depois de me adaptar com o pão, foi mais fácil introduzir o arroz e até já estou gostando.

Foto de dezembro/2016 e desde lá já perdi alguns kilinhos. Apenas com pequenas mudanças! 

E estou dando o meu melhor para eliminar as bebidas estimulantes do meu cardápio. Parei 90% de tomar café preto e chimarrão. O café não foi tão difícil para mim, afinal nunca fui muito fã, mas o chimarrão?! Bah, foi punk! Tive abstinência e tudo. Tomava três térmicas numa tarde bem de boa e sozinha. Mas estava me prejudicando bastante: além da agitação, meu estômago estava sempre com uma má indigestão, garganta irritada e constantemente me faltava voz tanto para cantar e falar. Hoje, sem chimarrão e café, é claro estou menos agitada, meu estômago está mais tranquilo e a garganta está bem. Futuramente quero parar com refrigerante, açúcar e carne, mas vamos um passo de cada vez.

Moda: Outro ponto tenso! Inclusive esta mudança é recente, estou passando por ela ainda. E é um dos grandes motivos pelos quais diminuí os posts por aqui. Até disse para vocês que achava que estava com bloqueio criativo. Que em partes não deixa de ser, como podemos ver consigo escrever normal sobre outros assuntos, mas quando me sento para falar de moda, tudo embaralha na minha mente... Parece que tudo que era tão claro para mim referente à moda deixou de fazer tanto sentido. A maneira de comprar, os produtos que o mercado oferece, como o produto é oferecido para o público, até a forma que as blogueiras tratam a moda estão me incomodando. Desde o semestre passado, durante o qual mergulhei fundo nos estudos e li artigos e livros de moda mais técnicos, minha perspectiva sobre o assunto mudou bastante. E a forma pela qual vejo o assunto em relação à Bíblia também. Textos novos surgiram, textos antigos criaram sentido real e, aos poucos, as coisas vão se interligando de um jeito que antes eu não via. É como se Deus me chamasse para ver como Ele está remontando esta parte do quebra-cabeça de outro ângulo.

Então, meu povo e minha pova, peço paciência para posts mais profundos sobre moda. Não vou escrever nada enquanto, está tudo muito confuso na minha cabeça. Talvez não faça sentido se escrever hoje. Enquanto isso, curtamos mais looks do dia, me deem sugestões de composições, vamos apreciar esta minha fase de transição e, inclusive, de estilo. Sinto que a lady like que habita em mim está com os dias contados! Uau...

Casa: Estamos para nos mudar. Sim! Mas calma, não estou indo para outro estado, menos ainda para outra cidade kkkkk. Só vou mudar de bairro. Vamos para um lugar mais tranquilo, estamos construindo nossa casinha nova e provavelmente nos mudaremos no fim do ano que vem. Ela será menor do que a casa que a gente mora atualmente, que já diminuímos, mas queremos diminuir mais ainda (vou fazer um post com mais detalhes, aguardem!), porém o terreno será maior para podermos plantar nossa hortinha, ter galinhas, cavalo, enfim, ter uma vida mais simples. Com menos coisas materiais, sair do meio do barulho, ouvir mais passarinhos cantando, sapos coaxando. Começar a ter contato com a terra, aprender a ter mais sossego. Um sonho bem antigo que eu e o Jef temos desde quando namorávamos.

Bom, minha gente, aí está o meu processo de detox, que só tem me trazido coisas boas e me proporcionado bênçãos. Estou mais tranquila, menos ansiosa, mais disposta, com mais tempo para coisas que são importantes para mim, dando mais atenção para as pessoas reais, dividindo mais experiências, falando com mais propriedade, buscando facilitar em vez de dificultar... ainda estou aprendendo tanta coisa, e por isso tem sido uma experiência transformadora!

Nunca falei tanto da minha vida pessoal aqui no blog como nesses últimos tempos, e por vezes relutei em não falar; mas, ao mesmo tempo, acredito que possa ser útil e inspirador para alguém, e acredito que esta é uma chance para nos conhecermos melhor, né?


É óbvio que talvez o meu detox não faça sentido em certos pontos para você. Afinal, a sua realidade é diferente da minha, mas talvez existam coisas na sua vida que precisam ser ajustadas, as quais você não acha que possam ser tão nocivas, assim como eu achei em diversas vezes.

Mas a pergunta que te faço é: porquê não tentar? Sair dos círculos viciosos, experimentar coisas saudáveis - até mesmo aquelas que você não está acostumado a fazer -, deixar a zona de conforto para trás, observar aqueles que vivem ao seu redor e dar mais atenção, mais carinho. Buscar realizar sonhos antigos, mesmo que não seja o sonho da vida dos outros, deixar de apressar as coisas, afinal tudo tem o seu tempo certo. E termino este post ousando dizer: descanse mais e desfrute das bênçãos de Deus. Deixe Ele ser Deus, olhe o universo, nada sai fora do seu controle, tudo acontece perfeitamente. Ele pode fazer o impossível, conhece o que não temos dimensão, sabe até quantos fios de cabelo nós temos. Será que Ele não pode fazer melhor para você e para mim? Não tenha medo das mudanças que Ele quer fazer em você. Lembre-se que Ele diz: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." (Jeremias 29:11)

Tenho orado cada vez mais, buscado forças através do louvor, da adoração íntima com Deus, e só Ele sabe quantas lágrimas já derramei, quantas vezes fracassei, mas nego-me a voltar atrás, sei que Ele tem me fortalecido e realizará o melhor. Não consigo ver e entender o que Ele vê em mim, mas quero realizar os sonhos do Senhor. Vamos dar uma chance a Deus d'Ele nos moldar conforme a sua vontade! Só assim poderemos experimentar o quanto Deus é BOM!

Bjoks!😘😘😘


Você também pode gostar de

4 comentários

  1. �������� eu adoro ler os posts, e acompanhar o blog ( sei que é mais voltado para o público feminino, mesmo assim estou sempre por aqui heueu) na verdade eu adoro o jeito que você escreve, consigo ouvir claramente sua voz enquanto leio ! Em fim, te desejo muito sucesso e crescimento em sua vida... Abraços Malu ����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley querido, sinta-se a vontade sempre, em aparecer por aqui! Todos meninos são super bem vindos.
      Ficarei muito feliz se quiser sugerir algum assunto para mim falar do universo masculino. Será um prazer.
      E muito obrigada pelo seu carinho.
      Grande abraço e bjoks!

      Excluir
  2. Eu amei além de ser mãe sou também fã,e aprendo contigo e assim consigo me animar à viver a vida com Detox este Detox todos devem Tomar à decisão de deixar Deus atuar de dentro para fora é uma experiência única, valeu Malu dividir um pouco de você pra que todos também se sintam capazes de se ver livre e se aceitar

    ResponderExcluir
  3. Eu eu além de filha sou apaixonada por vc, minha grande inspiração! Obrigada pelo apoio em todos os momentos.
    Bjoks

    ResponderExcluir