Exposição nas redes sociais

7.2.17


Oioi lindezas da minha vida, hoje começamos mais uma semana de posts aqui no blog, hoje com um assunto sério que me fez refletir bastante. Ontem pela manhã li uma publicação no instagram de uma das blogueiras que sigo e inclusive já indiquei o site dela aqui no blog. Na publicação ela (não vou mencionar o nome dela,)  estava pedindo paz para seus seguidores, e que parassem de comentar e julgar a sua vida pessoal. Achei estranho e fui olhar o feed dela para entender o que estava acontecendo e me horrorizei com um monte de gente a questionando, acusando e pedindo explicações da sua vida particular. Se ela era pobre ou não, se tinha apartamento ou se onde ela morava era um puxadinho na casa dos pais, se o cabelo dela era crespo ou liso... enfim uma verdadeira bagunça como a própria blogueira mencionou.

Não sei da vida dela se ela mentiu, ou se omitiu estas coisas para seus leitores sobre sua vida e isso não cabe a mim julgar os motivos que a levaram até este ponto, mas um comentário específico me chamou a atenção dizendo para a blogueira acusada ser madura o suficiente para entender que quando ela decidiu abrir sua vida, sua casa e seus familiares para o youtube e internet, ela tinha que estar preparada para as críticas, pois nem todo mundo que assiste ou lê o conteúdo exposto admira e gosta, muitos tem prazer de procurar falhas e de críticar. E finalizou o comentário incentivando-a a encerrar este assunto e seguir em frente, porque na vida sempre haverão aqueles que não estarão ali para agregar e sim para tumultuar e apontar os erros.
Bah, quando li este comentário, pensei muito sobre o assunto. Concordo plenamente com a leitora, mas pensei também na blogueira e em toda a humilhação passada. Ela admitiu ter sido imatura em muitos atos equivocados e acredito nela. Afinal quem nunca cometeu um erro por ser imaturo? Por tentar chamar atenção? Coitada ninguém se colocou no lugar dela, só pedradas e acusações. Sendo que muitos podem estar vivendo uma vida parecida como a dela, mas acusar e mais fácil do que se colocar no lugar e ver que metade da população age igual ou semelhantemente. E aqui não estou tentando justificar as atitudes dela, mas apontando a nossa reação com o erro do próximo. O pecado do outro por mais parecido que seja com o meu sempre parece repugnante e inaceitável ao olhar.


Tudo isso me fez refletir sobre como agimos nas redes sociais, afinal ser pessoa pública se tornou algo comum, hoje é fácil conquistar mais de 1000 seguidores... basta você postar o que todos querem ver... Glamour, gordices e pratos bem decorados, o belo design da sua casa, viagens, roupas de marcas, seu relacionamento feliz, um belo corpo conquistado com muito suor e garra e sua plenitude em viver a vida intensamente. Isso é que dá visibilidade, que chama atenção e que todo mundo quer ver. E  se você não está neste padrão simplesmente você é ignorado, ou terá que usar da criatividade para chamar a atenção de outra forma, que sacie estes "pré-requisitos de popularidade". O pior é que a  realidade de MUITOS ainda não é esta de glamour. A solução é muitas vezes aparentar para ser notado, e assim consequentemente ter uma vida de faz de contas. 

Gente, ontem pude perceber que a vida nas redes sociais são verdadeiras guerras onde as principais armas são as palavras. Se fala tanto em liberdade de expressão, em quebra de padrões e de aceitar o diferente, mas na realidade o que todo mundo quer, é: o muito do mesmo. Gente perfeita que não erra! E isso NÃO existe!

O caso que aconteceu com a blogueira é um exemplo verdadeiro de que as pessoas criam uma vida perfeita nas redes sociais. A maior lição que podemos aplicar na nossa vida referente a internet como um todo é que temos que ter cuidado e equilíbrio para usar as redes sociais.

Compartilhe, curta mas...

Se reserve: Você não quer pitacos na sua vida? Não quer opiniões alheias? Não quer perguntas indiscretas? Não se exponha, simples assim! Não diga que esta triste se não quer que te consolem, não reclame da vida se não quer conselhos dos parentes que estão distantes. Até suas alegrias aprenda a dividir com cautela, tenha momentos de alegria sem precisar dividir com todo mundo, sem ter obrigações de postar toda hora. Com certeza você terá muito mais experiências de plenitude do que likes.


Seja você sempre: Se você não tem dinheiro pra comer aquele sushi maravilhoso naquele lugar TOP com seus amigos, e só sobrou dinheiro pra comer um xis da carrocinha na esquina de casa com o boy? Amiga se joga! Porque não compartilhar também? Se sua casa não é a mais linda da rua, você vai deixar de convidar seus amigos para fazer aquela janta especial? Claro que não muié! Convida e mesmo que as fotos não saiam no lugar mais lindo, o importante é ter seus amigos reunidos contigo, compartilhando um momento especial, dividindo risadas, conversas e muita cumplicidade. Se tu não tem grana pra pagar aquele salão top da sua cidade, vai deixar de postar a unha maravilhosa que sua prima fez? Jamais! Vá que gostem e sua prima vire manicure de verdade? Ajuda a guria e ainda ganha unha grátis! Isso é unir o útil com o agradável. kkkk
Mas jamais deixe de ser você, para aparentar algo que você não vive, não gaste seu salário com coisas para mostrar status para os outros. Não finja viver uma vida da qual só existe na sua rede social com relacionamentos supérfluos e vaidades vãs. Por favor não minta para si mesmo. Esteja contente com aquilo que você tem, não esconda seus valores e sua origem, o seu sotaque, a sua simplicidade no vestir, pois são essas virtudes que te mantém ÚNICO e DIFERENTE ao mesmo tempo, é como eu sempre digo: Seja você e vire TENDÊNCIA!


Controle seus dedinhos: Não faça comentários preconceituosos e acusadores. Por mais que você se sinta íntimo daquela youtuber do coração, não te da o direito de dizer o quanto ela esta gorda e que come demais. Por mais que você discorde de tal pensamento dito nas redes, saiba usar as palavras sem insultar, sem querer impor a sua opinião. Se coloque no lugar do outro, e se fosse você exposto na sua rede social por alguém que você não conhece? Se coloque em TODOS os momentos no lugar do próximo, não julgue ninguém, uma foto não mostra contexto, ela simplesmente registra um momento breve. Que saia da sua boca e dos seus dedinhos só palavras edificantes e palavras de vida. 
E Lembre-se dos versos que dizem: "Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que estás no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão." Mateus 7:1 a 5.


Bjoks

Você também pode gostar de

0 comentários